Sobre a Psicologia

Sobre a Psicologia

Quem nunca ouviu falar no ditado popular “de médico e de louco todo mundo tem um pouco”? Eu diria que de psicólogo também… Porém, com todo respeito às profissões que, além de suas especificidades, também oferecem um momento terapêutico aos clientes e, com toda a consideração ao papel dos amigos que emprestam ouvido, coração e opinião (principalmente essa), penso ser necessário esclarecer a diferença entre tais funções e as do psicólogo.

Se buscarmos a etimologia da palavra psicologia, veremos a profundidade de seu sentido e consequentemente a responsabilidade que carrega a pessoa que escolhe atuar com essa profissão. Para início de conversa, a formação básica é de cinco anos, nesse período, dentre várias disciplinas, são estudadas também: filosofia, genética, antropologia, sociologia, fisiologia e especificidades da psicologia que permitem uma noção para atuar com essa ciência em muitas das suas incontáveis possibilidades.  

Quando exerce seu papel na clínica, o psicólogo não dá palpites, conselhos ou opiniões pessoais. Através de uma escuta atenta e analítica, esse profissional pode orientar o seu paciente/cliente com base em estudos e no conteúdo que é trazido para o seu trabalho. Além disso, o psicólogo clínico geralmente se especializa em alguma abordagem teórica para melhor direcionar seu trabalho, de acordo com a visão que ele tem do ser humano.

As abordagens teóricas possuem técnicas diversas que podem ser aplicadas durante as sessões, porém, existem algumas características básicas para qualquer profissional de psicologia, independente da abordagem que escolha para atender: o acolhimento, a escuta atenta e a empatia, sem elas o processo terapêutico se torna inviável.

Muito pode ser dito sobre a psicologia, e muitas descobertas estão por vir, afinal, a ciência está sempre em movimento e a psicologia é uma ciência relativamente nova, se comparada a outras, por isso, a atualização é indispensável ao psicólogo, assim como também é importante que o profissional que esteja atendendo também se submeta a psicoterapia, sendo esse um ato de responsabilidade consigo mesmo e com a sua profissão.

© 2020 Karolina Psicóloga |Todos os direitos reservados

error: Content is protected !!